Notícias Recentes
Dia da Pizza: italianos fizeram de São Paulo a capital da pizza redonda

Para quem não sabe, nesta quinta-feira (10/7) é comemorado o Dia Nacional da Pizza no Brasil. Embora seja um prato típico da Itália, a pizza se firmou especialmente em São Paulo, reconhecida como a capital nacional da pizza redonda. A data foi instituída em 1985, após um concurso criado pelo então secretário de turismo Carlos Luiz de Carvalho para escolher a melhor pizza do estado.
Leandro Goulart, presidente da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), comentou que a pizza chegou a São Paulo com os imigrantes italianos, cujo auge da entrada foi entre 1880 e 1930.
“Eles trouxeram da cultura deles uma receita simples, fácil de preparar e com baixo custo. Com o tempo a pizza foi sendo adaptada e hoje existem diversas receitas, do tradicional ao mais sofisticado”, explicou Goulart, que também é proprietário de uma pizzaria em Osasco, região metropolitana de São Paulo.
Ele ainda ressaltou que algumas pizzarias na capital mantêm a tradição italiana usando até ingredientes importados, enquanto outras incorporaram toques mais brasileiros para agradar aos clientes que pedem combinações variadas.
Popularidade da pizza em São Paulo
Segundo dados da Apubra, quase 12 mil pizzarias estão ativas no estado de São Paulo, representando mais de 32% dos estabelecimentos do Brasil inteiro. São produzidas diariamente mais de 820 mil pizzas no estado, o que corresponde a 69% da produção na região sudeste.
Na capital paulista, a pizza é muito apreciada, com mais de 4,5 mil pizzarias e quase 315 mil pizzas feitas por dia, consolidando São Paulo como a capital nacional da pizza.
O sabor de pizza mais consumido tanto em São Paulo quanto no Brasil é o de calabresa. Leandro Goulart afirmou que outros sabores preferidos são mussarela, marguerita e portuguesa.
Segundo ele, a popularidade da pizza no Brasil está ligada ao advento do delivery e ao surgimento do videocassete, que proporcionaram encontros em casa com maior praticidade e conforto. “O delivery é forte na pizza, com muita qualidade e profissionalismo, além de ser uma refeição que aproxima família e amigos. A pizza oferece muitas variações e opções para todos os gostos.”
A diversidade em São Paulo
Leandro compartilha sua experiência de mais de 20 anos no ramo e diz: “Nunca enjoei da pizza. Sempre que posso, busco conhecer novos sabores, combinações e técnicas em diferentes lugares.”
Uso do ketchup na pizza: polêmica brasileira
Um tema polêmico relacionado à pizza é o uso ou não de ketchup como acompanhamento. Tradicionalmente, os paulistas não costumam usar ketchup ao comer pizza, e as pizzarias em São Paulo dificilmente oferecem esse molho. Já em outras regiões, é comum os restaurantes fornecerem sachês de ketchup para os clientes. Além do ketchup, alguns lugares também oferecem mostarda e maionese.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login