Mundo
Diálogo positivo nas negociações comerciais entre China e EUA na Malásia
Estados Unidos e China participaram de um diálogo comercial bastante positivo neste sábado (25) na Malásia, conforme informado por um porta-voz do Departamento do Tesouro dos EUA, antes da aguardada reunião dos líderes dos dois países na Coreia do Sul, marcada para a próxima semana.
“As discussões de hoje foram concluídas. Foram bastante produtivas e esperamos continuar amanhã cedo”, afirmou o porta-voz à AFP.
O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, encontrou-se com o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, no Merdeka 118, o segundo arranha-céu mais alto do mundo.
As duas maiores potências econômicas do mundo buscam evitar uma nova intensificação da guerra tarifária, com atenção especial ao encontro que o presidente dos EUA, Donald Trump, terá com seu homólogo chinês, Xi Jinping, na quinta-feira.
Segundo a agência oficial chinesa Xinhua, as delegações dos EUA e da China se reuniram na manhã de sábado para tratar de assuntos econômicos e comerciais.
Donald Trump expressou anteriormente sua expectativa de fechar um acordo vantajoso com a China e encerrar a disputa comercial, apesar de ter considerado cancelar a reunião com Xi Jinping, que acontecerá durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que começa em 31 de outubro.
Recentemente, Pequim implementou novas restrições na produção de terras raras, um setor vital para tecnologia e defesa, o que levou Trump a ameaçar impor tarifas de 100% sobre produtos chineses como retaliação.
Além disso, os dois países iniciaram a cobrança de taxas alfandegárias sobre as embarcações que chegam aos seus portos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login