Conecte Conosco

Notícias Recentes

Digitar no celular e dirigir é como fechar os olhos durante 100 m, diz pesquisador da UnB

Publicado

em

De janeiro a abril, mais de 21 mil motoristas foram flagrados usando celular ao volante no Distrito Federal. Com apoio do Detran,  veja resultados.

Dirigir e digitar no celular é como dirigir “às cegas”, a afirmação é do professor de epidemiologia dos acidentes de trânsito da Universidade de Brasília (UnB), David Duarte. De acordo com o pesquisador, as pessoas ficam com o olhar na tela do aparelho, no mínimo, 5 segundos. Nesse tempo, é como se estivessem de olhos fechados.

“Um carro a 60 km/h anda 17 metros por segundo, o que corresponde a quase 100 metros dirigindo às cegas.”

Duarte fez uma pesquisa sobre o assunto com 1197 alunos que possuem carteira de habilitação. O trabalho revelou que, nos últimos três meses, 63,9% dos estudantes mexeram no celular enquanto dirigiam, 56,7% falaram ao celular enquanto estavam ao volante e 45% levaram um susto no trânsito porque estavam mexendo ou falando no aparelho.

De acordo com o Detran-DF, desde 2015, usar o celular ao volante é uma das infrações mais flagradas na capital. De janeiro a abril deste ano, 21.650 motoristas foram multados em Brasília porque usavam celular ao volante. No mesmo período, em 2016, foram 19.251 multas e em 2015, 18.800.

Testes

 Detran fez o teste para tentar comprovar algumas conclusões do pesquisador. Convidamos dois motoristas para dirigir em um circuito de trânsito com pouco mais de 100 metros, montado em um local controlado.

Teste de trânsito do Detran-DF

Teste de trânsito do Detran-DF

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados