Notícias Recentes
Dilma e Cunha têm primeiro encontro após eleição na Câmara
A presidente Dilma Rousseff e o recém-eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se reuniram pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (5) no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro durou quase uma hora e meia e ocorreu no gabinete de Dilma, no terceiro andar do palácio.
Cunha saiu vitorioso da disputa pela Presidência da Câmara no último domingo (1º) e derrotou no primeiro turno Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Desafeto de Dilma, o peemedebista afirmou que, em sua gestão, a Câmara será independente e não se submeterá ao Palácio do Planalto. Porém, ele ressaltou que não fará oposição ao governo.
Na última segunda (2), um dia após as eleições na Casa, Temer disse a jornalistas ter almoçado naquele dia com Cunha no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência. Segundo ele, o novo presidente da Câmara está disposto a “colaborar com o Executivo”.
Segundo um dos presentes na reunião desta tarde, o encontro entre Dilma e Cunha serviu para “distensionar” a relação entre os dois, embora o ambiente da conversa tenha sido de formalidade.
Conforme apurou, Dilma, Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Pepe Vargas (Relações Institucionais) sentaram de um lado da sala e Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros (PMDB-AL), do outro. Segundo um dos participantes, o clima geral da reunião foi em defesa da harmonia entre os poderes e, em diversos momentos, os presentes falaram em “diálogo permanente” entre o Planalto e o Congresso.
Após o encontro, Renan Calheiros ainda se reuniu com Mercadante e a presidente Dilma seguiu para o Palácio da Alvorada. Na residência oficial, ela recebeu o ministro da Casa Civil, Pepe Vargas, Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Jaques Wagner (Defesa) – eles compõem a cúpula do governo, conhecida como “núcleo duro”, e são os principais conselheiros políticos de Dilma.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login