Mundo
Dinamarca vai restringir redes sociais para menores de 15 anos

Dinamarca decidiu banir o uso de redes sociais por crianças com menos de 15 anos, anunciou, nesta terça-feira (7), a primeira-ministra Mette Frederiksen, durante a abertura da sessão do Parlamento.
“O governo propôs vetar o acesso a várias plataformas sociais para menores de 15 anos”, afirmou em seu pronunciamento.
O projeto de lei, com data de apresentação ainda indefinida, prevê que em certas situações jovens a partir dos 13 anos poderão usar as redes sociais, desde que autorizados pelos pais.
Mette Frederiksen ressaltou que “os dispositivos móveis e as redes sociais tiram a infância das nossas crianças”, destacando que 60% dos jovens entre 11 e 19 anos preferem ficar em casa durante o tempo livre ao invés de sair para encontrar amigos.
O governo ainda não detalhou os métodos para fiscalizar essa proibição.
Em âmbito global, a Austrália figura entre os países pioneiros na regulamentação digital, com uma lei aprovada em 2024 que proíbe o uso de redes sociais como TikTok, X, Facebook e Instagram para menores de 16 anos.
Recentemente, a Grécia sugeriu estabelecer uma idade mínima digital para toda a União Europeia, impedindo o acesso de crianças às redes sociais sem o consentimento dos responsáveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login