Mundo
Diplomata dos EUA na ONU garante proteção total ao território da Otan

O novo representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas assegurou, nesta segunda-feira (22), que irá defender cada centímetro do território da Otan, durante uma reunião emergencial para tratar da entrada de aviões de combate russos no espaço aéreo da Estônia, um país da aliança militar transatlântica.
A Otan despachou aeronaves após três caças russos terem adentrado o espaço aéreo estoniano por 12 minutos na sexta-feira, o que gerou uma grave denúncia e a rejeição de Moscou.
A Estônia pediu uma reunião do Conselho de Segurança em resposta ao incidente, qualificando-o como uma imprudência sem precedentes.
Mike Waltz, o embaixador americano, destacou: “Como afirmamos há nove dias, os Estados Unidos estão ao lado de seus aliados da Otan contra essas violações do espaço aéreo. Quero aproveitar esta oportunidade para reiterar que os Estados Unidos e os países aliados protegerão cada centímetro do território da Otan”.
Este episódio ocorreu dias depois que Polônia e Romênia, também membros da aliança transatlântica, denunciaram incursões aéreas russas.
No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, repudiou a última invasão de espaço aéreo e prometeu resguardar a Polônia e os países bálticos em caso de aumento das tensões com a Rússia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login