Conecte Conosco

Centro-Oeste

Distrito Federal registra menor índice de ausência nas provas do CNU deste domingo

Publicado

em

O Distrito Federal registrou o menor índice de ausência nas provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, realizadas neste domingo (5/10). A informação foi confirmada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck. A taxa de abstenção no DF foi de 30,8%, inferior à média nacional, que ficou em 42,8%.

Segundo a ministra, o Amazonas foi o estado com a maior abstenção, atingindo 51,2% dos inscritos que não compareceram para o exame. Entretanto, esse índice apresentou redução em relação ao ano anterior. Os números absolutos dos participantes ainda não foram divulgados.

No primeiro CNU, a ausência total atingiu 54%, indicando um aumento considerável de presença nos exames deste ano, conforme avaliação da ministra.

Esther Dweck destacou que a realização das provas nacionais transcorreu com poucas ocorrências. Em Manaus (AM), foi registrado um apagão durante a prova, e o governo federal concedeu um acréscimo de 1h31min no tempo para os candidatos afetados.

Durante a aplicação das provas, um incidente grave ocorreu em Brasília: um homem sofreu uma parada cardiorrespiratória. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado, mobilizando helicóptero e viaturas para atendimento. Após 20 minutos de reanimação, o paciente voltou a apresentar sinais vitais e foi encaminhado a um hospital.

A segunda edição do CNU oferece um total de 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Dessas, 2.480 são para preenchimento imediato, e 1.172 para provimento a curto prazo após a homologação dos resultados. As oportunidades são distribuídas em 32 órgãos públicos.

A segunda etapa do concurso, que inclui as provas discursivas, está agendada para 7 de dezembro para os candidatos aprovados na primeira fase.

As mulheres constituem 60% dos inscritos, predominando em todas as regiões do país, com 456.300 candidatas contra 305.180 homens. Outros 48 candidatos não especificaram seu gênero.

Em Belo Horizonte (MG), o campus Coração Eucarístico da PUC Minas foi o maior local de aplicação das provas do país, recebendo 8.428 inscritos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados