Conecte Conosco

Destaque

Documentário sobre mudanças econômicas na Argentina estreia hoje

Publicado

em

Na quinta-feira (9), foi lançado o documentário Vai para a Argentina, Carajo!, produzido pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL). Filmado em agosto deste ano, o documentário investiga a popularidade de Milei e sua relação com a mídia e os setores tradicionais da economia, apesar de sua declaração como político de ruptura.

Para compreender o chamado “milagre argentino”, Eduardo Moreira – narrador do filme – e sua esposa, Juliana Baroni – diretora da produção junto com o argentino Fabián Restivo – viajaram a Buenos Aires para entrevistar tanto críticos quanto apoiadores do grupo no poder na Casa Rosada, bem como moradores do centro financeiro e dos bairros periféricos.

O documentário evidencia os impactos do rigor fiscal e dos cortes drásticos no financiamento das áreas de Cultura, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Assistência Social.

Juliana Baroni comenta à Agência Brasil que a linguagem direta do filme aproxima o público, pois a verdade dos fatos e argumentos é clara, alcançando pessoas mesmo que tenham visões políticas diferentes.

As imagens em Buenos Aires foram captadas com celulares, devido à falta de financiamento externo, conferindo uma estética mais próxima ao espectador, que se sente acompanhando a equipe.

Além das filmagens na Argentina, o documentário inclui artes criadas por inteligência artificial e vídeos de redes sociais com discursos de Milei e manifestações contrárias ao presidente. Protestos contra as políticas econômicas de Milei são frequentes, ocorrendo toda quarta-feira.

O maior protesto, organizado anualmente pelo coletivo das Mães da Praça de Maio, reuniu cerca de 800 mil participantes, segundo Fabián Restivo.

As manifestações reclamam dos cortes nos serviços públicos essenciais, nas aposentadorias e exigem a liberação de verbas para universidades públicas e órgãos de pesquisa, todos afetados pelas medidas de Milei.

Juliana Baroni destaca o poder de mobilização dos argentinos e a importância de retomar a força das manifestações sociais para fortalecer a voz popular nas ruas.

O filme também aborda a história política argentina desde a era de Perón, nos anos 1940, para contextualizar a origem de Milei.

Na pré-estreia em São Paulo, Eduardo Moreira revelou as dificuldades enfrentadas para divulgar o documentário, pois plataformas como Facebook e YouTube retiraram anúncios críticos a Milei no Brasil e em outros países da América Latina. Apenas anúncios neutros ou positivos foram divulgados sem restrição.

Giácomo Oliveira, diretor de marketing do ICL, afirmou que essa foi a primeira vez que enfrentaram tamanha resistência na divulgação de um evento, o que os levou a focar a promoção em redes de colaboradores e público fiel do instituto.

O documentário está disponível gratuitamente no canal oficial do ICL no YouTube.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados