Mundo
Dois homens fogem da prisão na França com serras e lençóis
Dois homens conseguiram escapar de uma prisão na França utilizando lençóis e serras manuais, anunciaram as autoridades nesta quinta-feira (26).
Os agentes de segurança notaram que os dois detentos haviam fugido do presídio na cidade de Dijon, localizado no leste do país, antes do amanhecer, conforme informado pela administração prisional.
Segundo o promotor de Dijon, Olivier Caracotch, a dupla aparentemente cortou as grades da cela e utilizou lençóis para escapar, sem detalhar como exatamente foram empregados os tecidos.
Os fugitivos são um jovem de 19 anos, preso desde outubro de 2024 por tentativa de homicídio, e um homem de 32 anos, detido desde 2023 por ameaças e agressões contra um casal, conforme declarou Caracotch.
O representante sindical Ahmed Saih relatou que os detentos usaram serras manuais tradicionais para realizar a fuga. Ele ressaltou que vinham alertando sobre o risco de fugas há meses, lembrando que ferramentas desse tipo já foram encontradas anteriormente na prisão.
A prisão de Dijon, construída em 1853, alberga atualmente 311 presos, embora tenha capacidade para apenas 180, conforme dados do Ministério da Justiça.
Um preso libertado recentemente comentou à AFP que as condições são muito difíceis no local: “Éramos três em uma cela: dois em beliches e um dormindo no chão”.
Essa fuga acontece cerca de duas semanas após outro episódio semelhante em Rennes, no oeste da França. Um preso de 37 anos, condenado por roubo e com um ano restante da pena, escapou durante uma saída para visitar um planetário com outros internos.
Ele foi recapturado nesta quinta-feira em Nantes, aproximadamente 100 quilômetros ao sul de Rennes, disseram fontes próximas à investigação.
A França enfrenta um grave problema de superlotação em seus presídios, e sindicatos denunciam a falta de atenção do governo às penitenciárias comuns, enquanto transferem traficantes para estabelecimentos de segurança máxima.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login