Conecte Conosco

Mundo

Dois terços dos países da Otan prometem armas para a Ucrânia

Publicado

em

Mark Rutte, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), informou nesta quarta-feira, 3, que cerca de 66% dos países membros firmaram compromissos para enviar armamentos à Ucrânia por meio da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia (PURL, na sigla em inglês), que atualmente assegura promessas no total de US$ 4 bilhões.

Rutte também destacou que a Austrália e a Nova Zelândia participarão do PURL, sendo os primeiros países parceiros da Otan a fazerem isso, conforme declarou à imprensa em Bruxelas, de acordo com a Reuters.

Durante a coletiva, o secretário-geral enfatizou a persistente ameaça russa, sua guerra contra a Ucrânia e atos agressivos contra a Otan, como invasões do espaço aéreo e ataques cibernéticos.

Referindo-se ao aumento das despesas militares em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos países membros, ele explicou que “não se trata apenas de números, mas de fortalecer e modernizar a Aliança para que ela possa se adaptar, impedir qualquer ato agressivo e proteger integralmente o território de todos os aliados”, ressaltando a melhora nas capacidades das forças na parte leste e a aquisição de equipamentos atualizados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados