Economia
Dólar flutuante é positivo ao acomodar choques externos, diz Haddad
Ministro cita que eleições nos Estados Unidos ocasionou aumento da incerteza e fez com que os investidores “corressem” para a moeda norte-americana
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (5) em entrevista à GloboNews, que o dólar flutuante é positivo, pois acomoda choques externos. Na terça-feira (4), a moeda norte-americana chegou ao menor patamar desde 18 de novembro, após ter disparado no ano passado e ultrapassado os R$ 6,20.
“O dólar no Brasil é flutuante desde 1999 e é bom que seja assim, pois é uma forma de acomodar choques muito mais eficaz do que fazer uma intervenção ou controle cambial”, afirmou Haddad.
O ministro citou que com a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorreu um aumento da incerteza e fez com que os investidores “corressem” para o dólar.
“Quem está inseguro geralmente compra dólar. E como o juro americano ainda está em um patamar elevado, qualquer brincadeira o investidor corre para o dólar. E isso está acontecendo no mundo inteiro e estava acontecendo no Brasil”, pontuou Haddad.
Haddad ainda falou sobre uma de suas falas em entrevista à CNN em janeiro deste ano, destacando que o dólar havia descolado da realidade econômica brasileira e subia baseado em expectativas e especulações.
Na ocasião, o ministro indicou que “não compraria dólar acima de R$ 5,70”, ao ser questionado sobre o momento de câmbio deteriorado.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login