Conecte Conosco

Economia

Dólar ronda estabilidade com incertezas internas

Publicado

em

Prorrogação da quarentena no estado de São Paulo contrapõe otimismo no exterior puxado por possibilidade de remdesivir ser eficaz contra covid-19

dólar (David Muir/Getty Images)

O dólar ronda a estabilidade no pregão desta sexta-feira, 17, apesar do cenário otimista no exterior sendo puxado pela possibilidade do medicamento remdesivir ser eficaz contra o coronavírus. Às 15h10, o dólar comercial tinha leve alta de 0,1%, vendido por 5,256 reais. O dólar turismo, de menor liquidez, caía 1,2%, cotado a 5,46 reais.

No cenário interno, pesa a preocupação sobre como serão os efeitos do coronavírus no país, que ainda deve ver o pico da doença nas próximas semanas. Apesar do tom positivo no exterior, com as principais moedas emergentes ganhando força contra o dólar, o real demonstra fraqueza frente à divisa americana.

Pela manhã, o mercado esteve atento ao anúncio de que o estado de São Paulo irá  prorrogar a quarentena para 10 de maio. “Por mais que maioria das pessoas já imaginassem que isso fosse acontecer, a confirmação acaba corroborando para a incerteza sobre o retorno da atividade econômica [no país]”, disse Henrique Esteter, analista da Guide. ]

Para André Perfeito, economista-chefe da Necton Investimentos, os recentes conflitos entre governadores (favoráveis ao fortalecimento da quarentena) e o presidente Jair Bolsonaro (favorável ao afrouxamento da mesma) deixam ainda mais nebuloso o cenário. “Na dúvida, vende.”

Outro fator contra o real é a perspectiva para o sistema bancário brasileiro rebaixada pela agência de classificação de risco Moody’s. Segundo ela, a queda da renda familiar e o desemprego vão elevar a inadimplência e, consequentemente, reduzir a qualidade do crédito dos bancos.

Por outro lado, o pronunciamento do presidente Donald Trump sobre como pretende reativar a economia americana foi bem aceito pelos investidores. Na noite de quinta-feira, ele anunciou um plano de três fases para os americanos saírem gradualmente da quarentena.

Ontem, os mercados reagiram bem à espera do discurso do presidente americano. Mas, o fato de sete estados da costa leste, incluindo Nova York, terem determinado a extensão do isolamento social acabou adicionando maior cautela nas negociações e o dólar encerrou em seu quarto dia consecutivo de alta.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados