Conecte Conosco

Economia

Dólar sobe e pressiona o real com alta dos juros e PIB estável

Publicado

em

O dólar apresenta alta frente ao real na manhã desta terça-feira, 2, refletindo a valorização da moeda americana no mercado internacional e o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA e dos títulos britânicos de longo prazo.

No Brasil, o crescimento do PIB de 0,4% no segundo trimestre, próximo ao limite superior das expectativas (+0,5%), impacta a alta dos juros futuros. Os investidores também acompanham o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, o que cria incerteza política e aumenta a cautela nos mercados nacionais.

Segundo o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, próximo à mediana das projeções (0,3%). Na comparação anual, o PIB avançou 2,2%, alinhado às expectativas. O valor total do PIB no período foi de R$ 3,2 trilhões.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou a Medida Provisória 1.310, que prevê R$ 30 bilhões em crédito extraordinário, fora da meta fiscal, para financiar o “Plano Brasil Soberano”, destinado a apoiar empresas prejudicadas pelas tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

O Tesouro anunciou a retomada da emissão de seus títulos com vencimento em 2030 e 2056 no mercado internacional de dívida.

A dirigente do BCE, Isabel Schnabel, defendeu a manutenção das taxas de juros e afirmou não enxergar necessidade de novas flexibilizações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados