Mundo
Doze pessoas entram no Egito pela passagem de Rafah reaberta
Doze pessoas cruzaram para o Egito a partir da Faixa de Gaza na segunda-feira (2), marcando o primeiro dia de funcionamento limitado da passagem de Rafah, segundo revelou uma fonte na fronteira à AFP na terça-feira (3).
“Cinco feridos acompanhados por sete pessoas atravessaram o posto de fronteira”, declarou a fonte. As autoridades egípcias permitem no máximo a passagem diária de 50 pacientes vindos de Gaza, cada um acompanhado por duas pessoas, conforme indicaram três autoridades oficiais na fronteira.
Na segunda-feira, um representante do Ministério da Saúde do Egito confirmou que três ambulâncias transportaram pacientes palestinos, que foram rapidamente avaliados para definir a qual hospital seriam encaminhados.
As autoridades do Egito mobilizaram 150 hospitais, 300 ambulâncias, além de 12.000 profissionais de saúde e 30 equipes de atendimento de emergência para cuidar dos pacientes vindos de Gaza, segundo informações do AlQahera News, um órgão estatal ligado aos serviços de inteligência egípcios.
Quase “20.000 pacientes, incluindo 4.500 crianças, necessitam de atendimento médico urgente”, afirmou Mohammed Abu Salmiya, diretor do principal hospital palestino, Al Shifa.
A passagem de Rafah estava fechada desde maio de 2024 pelas forças militares israelenses e reabriu na segunda-feira com operação bastante restrita em ambos os sentidos. O controle rigoroso de Israel limita o fluxo, sem permitir a entrada de ajuda humanitária internacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login