Mundo
Eclipse lunar total com lua vermelha acontece domingo

Um eclipse lunar total, o segundo do ano, ocorrerá neste domingo (7). O momento em que a Lua fica completamente coberta pela sombra da Terra, adquirindo uma tonalidade vermelho-ardente, é conhecido como Lua de Sangue.
“Essa coloração acontece devido à maneira como a luz solar passa pela atmosfera terrestre. Embora a Lua esteja inteiramente na sombra escura do nosso planeta, ela ainda recebe luz solar de forma indireta, filtrada pela atmosfera”, explicou o Observatório Nacional.
Esse fenômeno não poderá ser visto do Brasil, mas terá transmissão ao vivo a partir das 12h (horário de Brasília) no canal do Observatório Nacional no YouTube, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante a transmissão, astrônomos amadores e profissionais envolvidos no programa comentarão as imagens em tempo real, com previsão de mostrar cada etapa do eclipse, contando com parceiros internacionais.
Segue o cronograma previsto do fenômeno:
- Início da fase penumbral: 12h28
- Início da fase parcial: 13h27
- Início da fase total: 14h31
- Pico da fase total: das 15h12 às 15h53
- Término da fase parcial: 16h57
- Final da penumbra: 17h55
Entendendo o fenômeno
De acordo com o Observatório Nacional, eclipses lunares acontecem quando a Lua passa pela sombra da Terra, que é dividida em duas regiões: a umbra, onde não chega luz solar direta, deixando a região totalmente escura; e a penumbra, que ainda recebe certa iluminação do Sol.
“Quanto mais alinhados estiverem o Sol, a Terra e a Lua, maior será a duração do eclipse total”, explicou a instituição. O eclipse penumbral ocorre quando a Lua entra na penumbra, o parcial acontece quando a Lua está dentro da umbra parcialmente, e o total ocorre quando a Lua está completamente imersa na umbra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login