Conecte Conosco

Economia

economia verde deve criar novos empregos no brasil

Publicado

em

A transição para uma economia sustentável, também chamada de economia verde, conta com amplo respaldo da população brasileira, que acredita nessa transformação e espera o surgimento de novas vagas de emprego.

Segundo a pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Nexus, 75% dos brasileiros acreditam que essa mudança trará mais postos de trabalho. Dentre esses, 54% apostam no surgimento de muitos empregos, enquanto 21% acreditam que o número de novos empregos será menor.

Por outro lado, apenas 16% dos entrevistados veem o processo como algo que pode prejudicar a geração de empregos, sendo 9% que acreditam em uma leve redução, 5% que pensam em uma queda significativa e 2% que acreditam na extinção das vagas na área.

Os dados indicam que a confiança na capacidade da economia verde para fomentar o emprego aumenta conforme a renda do entrevistado. Entre aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos, 78% acreditam no crescimento das oportunidades. Essa porcentagem é a mesma para os que recebem entre dois a cinco salários mínimos.

Para os brasileiros que recebem entre um a dois salários mínimos, 76% são otimistas, enquanto 67% dos que ganham até um salário mínimo também veem crescimento nas ofertas de emprego.

Sobre escolaridade, 79% dos entrevistados com ensino superior completo acreditam nos benefícios da economia sustentável para o mercado de trabalho. Entre aqueles com ensino médio, a confiança atinge 78%, e para quem tem ensino fundamental completo, 68% são a favor da transição.

De acordo com Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, essa economia exigirá mão de obra mais qualificada e, consequentemente, remunerações maiores. Ele afirma que “é natural que pessoas com maior escolaridade e renda identifiquem melhor as oportunidades que essa mudança proporcionará”.

Além disso, a pesquisa revela que os homens têm uma taxa maior de confiança na criação de empregos pela economia verde (59%) em comparação às mulheres (49%). A crença é mais forte entre os jovens: 62% na faixa de 16 a 24 anos e 59% entre 25 e 40 anos. A porcentagem diminui para 49% entre os adultos de 41 a 59 anos e para 46% entre os maiores de 60 anos.

Em relação às regiões do país, o otimismo é elevado em todas elas. No Sudeste e no Sul, 78% acreditam na geração de empregos; no Norte e Centro-Oeste são 73%; e no Nordeste, o índice chega a 67%.

Foram realizadas 2.021 entrevistas presenciais com pessoas maiores de 18 anos em 27 estados brasileiros entre 14 e 21 de julho de 2023, conforme informado pela Nexus.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados