Notícias Recentes
Eduardo Bolsonaro diz que Tarcísio não pode ir contra candidatura de Flávio
O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta quinta-feira, 22, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “não pode se posicionar contra” a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Em entrevista ao portal Jornal Razão, o ex-parlamentar destacou que, caso siga por outro caminho, Tarcísio poderia ser comparado ao ex-governador paulista João Doria.
“Acredito que ele não tem muita escolha, pois é complicado mudar essa postura”, afirmou Eduardo. “Tarcísio até recentemente era um servidor público pouco conhecido, ganhou destaque como ministro da Infraestrutura e foi eleito em São Paulo graças ao presidente Jair Bolsonaro. Ele não pode ir contra Bolsonaro.”
Segundo Eduardo, “Tarcísio é inteligente” e, por isso, “não seguirá esse caminho”. Ele ressaltou ainda que o cargo de governador de São Paulo é estratégico e que qualquer gestor que cumpra dois mandatos com boa avaliação no Estado se projeta como presidenciável por muitos anos.
O ex-deputado afirmou que o arranjo político de Flávio já está definido e que as negociações nos bastidores chegaram ao fim. Comentou que o irmão é um político experiente e articulado e que, mais cedo ou mais tarde, “para poucos céticos, ficará claro para o eleitorado que ele é o candidato”.
“Para presidente, será Lula contra Flávio Bolsonaro“, continuou. “Se Tarcísio tentar agir diferente e sair candidato, no final das contas ele se assemelhará a João Doria.” O ex-governador paulista passou a ser visto como um “traidor” dentro do bolsonarismo após se posicionar contra Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19, visando as eleições presidenciais de 2022.
Eduardo destacou que, no cenário atual, Flávio será o candidato à Presidência, enquanto Tarcísio buscará a reeleição ao governo paulista. Também afirmou que o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), pode participar da corrida presidencial, porém com chances menores, elogiando o trabalho do paranaense. Para ele, o panorama eleitoral já está polarizado.
Eduardo Bolsonaro descreveu ainda que Tarcísio, apesar de publicamente apoiar a reeleição como governador, tem demonstrado desconforto com as pressões de grupos bolsonaristas por um apoio mais claro à candidatura de Flávio. Em conversas privadas, o governador teria expressado a sensação de que, para esse grupo, nenhuma demonstração de alinhamento é suficiente.
Após um episódio recente em que o líder religioso Silas Malafaia declarou preferência por Tarcísio como candidato da direita à Presidência, com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como vice, Eduardo reagiu publicando imagens de Tarcísio cumprimentando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), interpretadas como críticas à postura do governador. Eduardo chegou a afirmar que Tarcísio “não é de direita”.
O atrito entre os dois é anterior ao debate presidencial de 2026, mas se intensificou após Eduardo atuar nos Estados Unidos defendendo sanções do presidente americano Donald Trump contra o Brasil. Na época, Tarcísio teria mencionado que Eduardo virou o “maior cabo eleitoral de Lula” e que estaria frequentemente “fazendo gol contra”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login