Notícias Recentes
eduardo bolsonaro encontra secretário americano no dia que reunião com haddad foi cancelada

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teve uma reunião na última quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. Este encontro contou também com a presença do blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo. Curiosamente, esta reunião aconteceu no mesmo dia em que o representante norte-americano cancelou um compromisso previamente marcado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro com Haddad foi desmarcado dois dias antes da data prevista.
Eduardo Bolsonaro compartilhou uma foto da reunião em sua rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, na sexta-feira (15). Ele afirmou que foi “uma chance única de discutir sobre o Brasil e a América com alguém tão experiente”.
O ministro Fernando Haddad e Scott Bessent deveriam conversar sobre a taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais, em uma videoconferência. No entanto, Haddad informou a imprensa sobre a reunião antes de receber uma notificação de cancelamento, que ocorreu um ou dois dias após o anúncio.
Outros países como Japão, Coreia do Sul e a União Europeia, também afetados pela tarifa, conseguiram agendar negociações. Contudo, o Brasil não obteve o mesmo resultado. Haddad atribui o cancelamento da reunião a influências de grupos extremistas, mencionando diretamente Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, acusando-os de praticar uma “antidiplomacia”.
Em resposta, Eduardo Bolsonaro declarou via X que Haddad prefere culpar outros por suas falhas, enquanto o presidente Lula causa mais tensão diplomática com suas declarações.
Atualmente vivendo nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro tem trabalhado para pressionar autoridades americanas a aplicar sanções contra o Brasil, buscando apoio no Congresso para uma anistia aos acusados na tentativa de golpe de Estado, incluindo seu pai, Jair Bolsonaro (PL).
O deputado confirmou sua presença na reunião onde o tarifaço foi discutido e defendeu o uso da lei Magnitsky contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, o que efetivamente aconteceu.
Na mesma data do encontro com Scott Bessent, Eduardo Bolsonaro comemorou novas sanções aplicadas a funcionários públicos ligados ao programa Mais Médicos, que tiveram seus vistos cancelados. Publicando uma foto em Washington, ele afirmou: “foi um dia de encontros importantes com resultados concretos”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login