Conecte Conosco

Mundo

Egito aceita integrar força internacional para Gaza com aval da ONU

Publicado

em

Egito declarou estar preparado para integrar uma força internacional em Gaza, desde que esta esteja baseada em uma resolução clara do Conselho de Segurança da ONU e inclua uma perspectiva política definida. A declaração foi feita pelo chanceler Badr Abdelatty durante uma coletiva de imprensa realizada no posto fronteiriço de Rafah, ao lado do primeiro-ministro palestino Mohamed Mustafa.

O chanceler ressaltou que sem uma perspectiva política, a presença de forças internacionais na região seria inapropriada. O Egito tem defendido com firmeza a união palestina sob a liderança da Autoridade Palestina, que perdeu o controle da Faixa de Gaza para o Hamas em 2007. Além disso, o país demonstrou disposição em apoiar qualquer iniciativa internacional que vise a criação de um Estado palestino.

Recentemente, uma nova proposta para estabelecer um cessar-fogo no território palestino foi apresentada ao Hamas no Cairo, a qual foi aceita pelo grupo islamista. Mesmo assim, os esforços coordenados por Egito, Catar e Estados Unidos ainda não conseguiram garantir um cessar-fogo duradouro em Gaza, onde a situação humanitária se agrava, com a ONU alertando para o risco de fome generalizada.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados