O governo do Distrito Federal anunciou na manhã desta sexta-feira (3) que os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder usar o Passe Livre Estudantil para chegar aos locais de prova nos dois dias de aplicação – neste domingo (5) e no dia 12 de novembro.
O Secretário da Mobilidade, Fábio Damasceno, disse que também haverá reforço em 30 linhas de ônibus nos dois dias. Já o metrô terá horário estendido de 8h às 20h apenas no primeiro etapa.
Neste ano, o DF tem 125.247 inscritos, segundo o Inep. O número é menor que o do ano passado, quando a prova ainda valia como certificado de conclusão do Ensino Médio – em 2016, foram 167.819 candidatos. Agora, é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que cumpre esta função. A nível nacional, o Enem conta com 6.731.300 participantes.
Etapas
Nesta edição, o Enem passa a ser realizado em dois finais de semana seguidos, neste domingo (5) e no próximo, dia 12 de novembro. A mudança, segundo a presidente do Inep, Maria inês Fini, “favorece o desempenho do estudante”, porque garante maior harmonia entre os conteúdos e tempo de descanso para os candidatos.
A primeira etapa do exame consiste na redação - veja possíveis temas – e uma prova de linguagens, códigos e ciências humanas. Para levar a prova para casa, os candidatos precisam esperar até os últimos 30 minutos – a duração total é de 5 horas e 30 minutos. O gabarito será divulgado no dia seguinte.
Já a segunda etapa reúne questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos.
Em ambos os dias, os portões dos locais de prova abrem às 12h – horário oficial de Brasília – e fecham às 13h. A aplicação da prova deve começar pontualmente às 13h30. O gabarito será divulgado no dia 16.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login