Conecte Conosco

Economia

Em meio a onda de calor, Brasil tem recorde da demanda por carga de energia

Publicado

em

O pico da demanda foi alcançado às 14h37 da última terça-feira (11), segundo o ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou na tarde da última terça-feira (11) um novo recorde de carga instantânea no Sistema Interligado Nacional (SIN), em meio a onda de calor vivenciada pelo Brasil nesta semana.

Dados obtidos pela CNN mostram que às 14h37 a demanda por carga instantânea alcançou a marca histórica de 103.335 MW, superando o patamar anterior, de 102.810 MW, verificado em 22 de janeiro.

A região Sul, uma das principais afetadas pela onda de calor, também alcançou um patamar inédito de demanda máxima instantânea com 21.950 MW. A previsão é de que a onda de calor que já atua na região se prolongará até sexta-feira (21) de acordo com o Climatempo.

“As condições climáticas tiveram participação fundamental no comportamento da carga, em virtude das altas temperaturas registradas em diferentes regiões do país”, diz o ONS em nota.

Na avaliação do diretor-geral do ONS, Marcio Rea, a nova marca evidencia a capacidade do SIN de atender plenamente às demandas de energia da sociedade e diversidade de recursos que o sistema dispõe para isso.

Onda de Calor

Começou nesta quarta-feira (12), no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, uma onda de calor que deve durar até o dia 21 de fevereiro. Segundo a Climatempo, no Rio de Janeiro, e em partes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, as temperaturas podem bater quase 40 °C.

A empresa, com base nos modelos meteorológicos, afirmou que a onda de calor afetará, também, o Paraná, São Paulo e o Espírito Santo.

As quatro capitais do sudeste têm chances de registrar recordes de calor para o ano de 2025, e até para o verão (iniciado em 2024).

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as possibilidades de recorde são na quarta-feira (12) e quinta-feira (13). Enquanto a capital paulista pode chegar aos 35 °C, no Rio a previsão é de que a capital alcance 39 °C até o final da semana.

Para a Organização Meteorológica Mundial, se configura onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos.

CNN Brasil Money

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados