Mundo
Embaixador do Brasil na ONU pede fim da intervenção dos EUA na Venezuela
O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Sergio Danese, expressou críticas nesta terça-feira (24), durante a reunião do Conselho de Segurança, às ações militares dos Estados Unidos na Venezuela.
Segundo o representante brasileiro, as operações dos norte-americanos configuram “violações da Carta das Nações Unidas e, por isso, devem cessar imediata e incondicionalmente, para que sejam usados instrumentos políticos e jurídicos amplamente disponíveis”.
Danese enfatizou que o Brasil convida os dois países a participarem de um diálogo sincero, conduzido de boa-fé e sem coerção. Ele também destacou que o presidente Lula manifestou a intenção de mediar um entendimento entre os Estados Unidos e a Venezuela, apoiando esforços do secretário-geral da ONU para essa finalidade.
O embaixador destacou ainda que a América do Sul deseja se manter uma região pacífica, respeitando o direito internacional e mantendo relações harmoniosas entre os países vizinhos.
Evitar um conflito no continente não interessa só aos países latino-americanos, mas a toda comunidade internacional, pois, em última análise, uma guerra na região poderia ter impactos globais.
Os Estados Unidos, sob ordens do presidente Donald Trump, vêm implementando um bloqueio militar à Venezuela, com a intenção de remover Nicolás Maduro do poder, a quem acusam de liderar um cartel de narcotráfico e terrorismo. Trump tem ameaçado invadir a Venezuela há várias semanas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login