Economia
Embraer compra SAF da Vibra para avançar em pesquisas de biocombustível

A Embraer realizou a primeira aquisição de um lote de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) comercializado pela Vibra. Essa compra permitirá que a fabricante brasileira acelere os estudos para que suas aeronaves possam operar totalmente com biocombustível de origem renovável, sem necessidade de mistura com combustíveis fósseis.
A empresa destaca o grande potencial para a produção de SAF no Brasil, mas observa que o produto ainda não está disponível em larga escala no país. Até então, as pesquisas da Embraer eram feitas apenas em laboratórios nos Estados Unidos e na Europa.
Além dos custos e da burocracia envolvida, havia uma outra dificuldade: o SAF era vendido apenas em grandes quantidades, incompatíveis com as demandas menores dos testes laboratoriais.
A partir da primeira compra desse lote no Brasil, a Embraer está avaliando a compatibilidade do SAF 100% renovável com materiais não metálicos. O objetivo é analisar como esses materiais reagem ao contato prolongado com o biocombustível, considerando as especificidades dos tanques de combustível nas asas das aeronaves comerciais, executivas e militares.
Segundo André Tachard, Global Head de ESG na Embraer, “Ter acesso ao SAF no Brasil facilita o andamento dos testes realizados na sede da Embraer. Com essa conquista, estamos mais próximos do objetivo de tornar nossas aeronaves capazes de operar com 100% de SAF até 2030”.
O SAF pode reduzir as emissões de carbono no setor aeroespacial em até 80% em comparação ao combustível convencional. Atualmente, todas as aeronaves da Embraer estão aptas a usar uma mistura de até 50% deste combustível. Nos últimos anos, a companhia tem avançado nas pesquisas para possibilitar o uso exclusivo do combustível sustentável, buscando a certificação para isso até 2030.
O biocombustível em teste foi importado da Bélgica e está disponível na base localizada no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O local possui certificações ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) EU e CORSIA, que asseguram o monitoramento da sustentabilidade de toda a cadeia produtiva, incluindo a distribuição realizada pela BR Aviation, unidade da Vibra especializada em abastecimento de aeronaves.
Marcelo Bragança, vice-presidente de Operações da Vibra, destaca que “ao facilitar o acesso ao SAF no Brasil, não apenas apoiamos os estudos técnicos de uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, mas também impulsionamos o desenvolvimento de um mercado estratégico para a descarbonização do setor”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login