Conecte Conosco

Notícias Recentes

Empresa do secretário de Suzano tem contrato para vigilância em hospital

Publicado

em

A empresa de Francisco Balbino Dias, secretário de Segurança de Suzano, cidade próxima a São Paulo, é subcontratada por uma organização social para prestar serviços de vigilância em um hospital público local.

Oficialmente chamada Sniper Segurança e Serviços, a empresa está registrada em nome da esposa de Francisco, Roberta de Lima Bispo Balbino Dias, porém é Francisco Balbino quem aparece em fotos de reuniões com clientes divulgadas nas redes sociais.

O serviço é realizado no Hospital e Maternidade de Suzano, antigo prédio da Santa Casa, através de um contrato entre a prefeitura e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

Francisco Balbino começou a trabalhar na administração pública em 2020, quando foi nomeado diretor de gabinete pelo ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, atual secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo. No final de 2024, Francisco Balbino foi promovido a secretário pelo prefeito atual Pedro Ishi.

Rodrigo Ashiuchi foi responsável por transformar a Santa Casa em Hospital Maternidade, com a locação do imóvel por meio de chamamento público, tendo o INTS como único proponente.

Durante a gestão de Rodrigo Ashiuchi entre 2020 e 2024, o Instituto ampliou sua atuação na segurança de várias unidades de saúde da cidade, incluindo a UPA Jardim Revista e a UPA Oropó, localizada em Mogi das Cruzes.

O INTS tem contratos semelhantes em outras cinco cidades paulistas, inclusive com empresas ligadas a políticos, como o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco. Em Suzano, o Metrópoles identificou o maior número desses acordos.

Os contratos na cidade iniciaram em 2014, na administração do ex-prefeito Paulo Fumio Tokuzumi, que tinha o ex-prefeito Estevam Galvão de Oliveira como padrinho político. Com o início da atuação do INTS, o posto de gasolina de Estevam passou a fornecer combustível para veículos usados nos serviços públicos de saúde, contrato que permanece ativo mesmo após o falecimento de Estevam em 2024.

Além disso, empresa vinculada ao ex-assessor Jorge Romanos Junior também foi subcontratada para prestar serviços de comunicação e marketing às unidades de saúde de Suzano. Ele é atualmente secretário especial de gabinete em Bragança Paulista.

O INTS gerencia a UPA 24h André de Abreu, o Samu de Suzano e dezenas de outras unidades, terceirizando diversos serviços, como fornecimento de materiais, contratação de plantonistas e realização de exames.

Empresas ligadas tanto a secretários municipais quanto a antigos prefeitos foram identificadas entre as subcontratadas pelo INTS para atuar no Hospital Maternidade.

Além de Suzano, o INTS opera também em São Paulo, Bertioga, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, além de cidades em Minas Gerais e Bahia, onde enfrentou investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.

A Prefeitura de Suzano afirmou não ter conhecimento prévio do contrato com a empresa do secretário, iniciando investigação interna e solicitando ao INTS a gestão para as devidas correções, com procedimento para encerramento do contrato já em andamento.

Sobre contratos antigos vinculados a ex-prefeitos, a prefeitura declarou desconhecer os detalhes e destacou que as contas foram aprovadas por órgãos competentes. O INTS declarou que desconhece qualquer relação familiar mencionada e que os contratos atuais foram firmados antes da atuação da OSS, sendo realizados pela antiga Santa Casa de Suzano.

Quanto ao contrato com o posto de combustível do ex-prefeito, o instituto explicou que foi resultado de processo seletivo regular e que a empresa cumpre todas as exigências e obrigações contratuais no fornecimento do serviço.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados