Notícias Recentes
Empresários de São Paulo podem negociar tarifas com os EUA, diz representante americano

Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, comunicou a empresários e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que o governo dos Estados Unidos está aberto a discutir as tarifas impostas sobre produtos brasileiros.
Em reunião realizada na terça-feira (15/7) entre Tarcísio e representantes da indústria e do agronegócio, Gabriel Escobar ouviu as preocupações dos empresários em relação aos efeitos das tarifas anunciadas pelo governo americano e garantiu que encaminhará essas demandas à Casa Branca.
Um dos presentes na reunião relatou que o representante americano buscou transmitir tranquilidade, ressaltando a sensibilidade do governo americano para a questão, valorizando a relação histórica entre os dois países e indicando que espera um processo de negociação.
O encontro, realizado a portas fechadas e com duração de quase três horas, contou com a participação do ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, um dos organizadores do evento, além de representantes de empresas como Minerva, Cutralli, Caterpillar, Embraer e Cosan. Cerca de 20 empresários estiveram presentes.
Paulo Skaf destacou a importância de utilizar todos os canais diplomáticos para superar os impactos das tarifas, reforçando que o momento pede maturidade, firmeza e cooperação, e que o diálogo deve prevalecer, sempre considerando os interesses da economia real e da competitividade da indústria brasileira.
Durante a reunião, Tarcísio de Freitas colocou-se ao lado dos empresários para auxiliar no diálogo com o governo dos Estados Unidos, com a possibilidade de contato direto com governadores de estados americanos para avançar na questão.
Esse movimento é parte dos esforços de Tarcísio, que está entre os pré-candidatos à Presidência da República, para se apresentar como um negociador diante da crise provocada pelo anúncio das tarifas americanas.
O encontro teve origem em iniciativa do governo paulista com o objetivo de facilitar a comunicação entre o setor empresarial brasileiro e representantes do governo americano. Tarcísio pediu para que Gabriel Escobar transmitisse oficialmente as reivindicações e os pontos discutidos na reunião ao governo dos EUA, o que foi confirmado pelo representante americano.
Em outro contexto, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a criticar as ações de Tarcísio. Em mensagem publicada na rede social X, ele expressou que, ao invés dessas negociações, seria mais adequado defender o fim do regime de exceção que, na sua visão, prejudica a economia e as liberdades do Brasil. “Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, completou Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
As declarações de Eduardo Bolsonaro foram feitas após entrevista de Tarcísio de Freitas à CNN, na qual o governador rebateu críticas anteriores do deputado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login