Conecte Conosco

Economia

Empresas interessadas no leilão do Aeroporto do Galeão

Publicado

em

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, declarou que aproximadamente cinco companhias manifestaram interesse em participar do leilão do Aeroporto do Galeão, agendado para o dia 30 de março. Entre as empresas citadas estão Inframerica, Aena, Zurich, a atual administradora Changi e Vinci, que já detém parte do terminal localizado no Rio de Janeiro.

“Esperamos realizar um leilão significativo, que será fundamental para o fortalecimento do Galeão, um ativo de grande importância para o Brasil”, afirmou o ministro durante o lançamento do Plano de Investimentos para Ampliação e Modernização dos Aeroportos.

Na semana passada, o governo federal concluiu o roadshow relacionado ao certame. Embora tenha informado reuniões com seis empresas, ainda não havia revelado os nomes dos interessados oficialmente.

A disputa será aberta ao mercado, porém, os acionistas privados das concessionárias Changi, de Cingapura, e Vinci, da França, que possuem 51% da RIOgaleão, deverão apresentar pelo menos uma proposta no valor mínimo para concorrer.

O lance mínimo para o terminal está fixado em R$ 932 milhões, a ser pago à vista. A empresa vencedora se comprometerá a repassar à União uma contribuição variável anual equivalente a 20% do faturamento bruto da concessão até 2039.

Além disso, a empresa vencedora assumirá o controle total do terminal, pois o acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) prevê a retirada da participação acionária da Infraero.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados