Economia
Empresas poderão quitar dívidas conectando universidades à internet
Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e institutos federais com problemas de acesso à internet serão beneficiadas por uma decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De maneira inédita, as empresas de telecomunicações multadas num total de R$ 29 milhões poderão usar esse valor para garantir a conexão dessas instituições de ensino superior espalhadas por 72 municípios. As empresas envolvidas são Telefônica, Claro, Tim e Sky.
O conselheiro Octavio Pieranti explicou que a Anatel decidiu que as prestadoras devem garantir conexão à internet via a rede da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), organização que oferece infraestrutura de internet a faculdades.
Se as empresas preferirem não cumprir, poderão optar pelo pagamento das multas, perdendo um desconto de 5% previsto pela agência. O foco é conectar áreas isoladas dentro dos campi universitários que ainda não têm acesso à internet de alta velocidade e serviços integrados para o meio acadêmico.
Octavio Pieranti também mencionou que além das 118 unidades listadas, outras 226 podem necessitar de conexão. A escolha das unidades seguirá um critério de diversidade regional, garantindo que cada prestadora selecionará locais em diferentes macro regiões, ampliando o alcance do programa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login