Conecte Conosco

Economia

Encontro online dos líderes do Brics discutirá tarifas e conflitos

Publicado

em

Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã desta segunda-feira (8) de uma reunião virtual com os chefes dos países integrantes do Brics.

O encontro foi organizado pelo Brasil, que atualmente preside o bloco de nações emergentes, para alinhar estratégias focadas no multilateralismo, especialmente diante da recente política dos Estados Unidos de aumentar tarifas contra parceiros comerciais.

Entre os temas estão o fortalecimento dos acordos comerciais, a utilização de moedas locais e métodos alternativos de comércio, além das discussões sobre os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, assim como a necessidade de mudanças nas instituições que governam as relações globais.

Lula também deve convidar formalmente os líderes para participarem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro do próximo ano.

As tarifas elevadas implementadas durante o governo de Donald Trump visam recuperar a competitividade dos EUA, que tem perdido espaço para a China nas últimas décadas.

Analistas consultados pela Agência Brasil indicam que tal medida também possui uma conotação política, buscando atingir o Brics, já que o grupo é visto por Washington como um desafio à hegemonia americana, especialmente devido à proposta de substituir o dólar nas transações comerciais.

Esta reunião extraordinária se dá dois meses após a Cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, quando Trump fez novas ameaças aos países alinhados ao bloco.

O Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China (países fundadores), África do Sul (que entrou logo após a criação do grupo), Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

O encontro é fechado, e o governo divulgará uma nota oficial com os detalhes após a conclusão. Em seu discurso, Lula deverá destacar a importância da soberania nacional e a necessidade de aumentar e diversificar as relações comerciais dentro do Sul Global.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados