Mundo
Energia solar lidera como fonte principal na Europa pela primeira vez

A energia solar alcançou o posto de maior fonte de eletricidade na União Europeia em junho, segundo relatório de um grupo especializado em energia limpa divulgado nesta quinta-feira.
De acordo com o grupo Ember, que acompanha a transição energética, painéis solares foram responsáveis por 22,1% da eletricidade gerada na Europa durante o mês.
Essa porcentagem ultrapassou a geração da energia nuclear, que contribuiu com 21,8%, e das turbinas eólicas, que geraram 15,8%. O gás natural representou 14,4% e a energia hidrelétrica 12,8% do total.
O estudo também revelou que ao menos 13 países europeus bateram recordes nacionais na produção de energia solar.
A geração de eletricidade por turbinas eólicas também quebrou recordes no continente, enquanto o carvão atingiu o nível mais baixo de participação na matriz elétrica europeia, estimado em 6,1% para 2025, abaixo dos 8,8% registrados em 2024.
No entanto, o uso do carvão aumentou no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior, devido à maior demanda por eletricidade, que cresceu mais de 2% nos primeiros seis meses em relação a 2024.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login