Mundo
Equador apreende explosivos para ataques na Colômbia

As autoridades do Equador interceptaram uma grande quantidade de explosivos que estavam sendo transportados da fronteira com o Peru com destino à Colômbia, onde seriam utilizados em ações terroristas, informou a polícia local no domingo, 24.
A Colômbia enfrenta uma de suas piores ondas de violência da última década, causada por grupos guerrilheiros e organizações criminosas envolvidas em narcotráfico, extorsão e mineração ilegal. Na quinta-feira, 21, ataques promovidos por grupos rebeldes resultaram em 19 mortes e mais de 60 feridos, entre civis e militares.
A operação policial no Equador resultou na apreensão de 3.750 cartuchos de emulsão explosiva e 25.000 metros de cordão detonante, além da detenção de dois cidadãos equatorianos na região de fronteira entre os dois países.
Segundo a polícia local, “identificamos material explosivo que estava destinado à realização de atos terroristas na Colômbia“.
Os explosivos estavam sendo transportados em um caminhão que partiu da província costeira de El Oro, que faz fronteira com o Peru, com destino a Carchi, área de fronteira com a Colômbia, onde a apreensão ocorreu.
Na quinta-feira, 21, um caminhão-bomba explodiu em frente à escola de aviação militar na cidade de Cali, a terceira maior do país, causando a morte de seis civis e ferindo mais de 60 pessoas.
No mesmo dia, um helicóptero da polícia foi abatido com armamento e um drone na região de Antioquia, deixando 13 policiais mortos e vários feridos. As autoridades atribuíram os ataques a dissidências das Farc, que rejeitaram o acordo de paz firmado em 2016 pela maior parte da guerrilha.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login