Conecte Conosco

Mundo

Equipe global parte para estação espacial

Publicado

em

A Nasa enviou, na sexta-feira (13), quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS), marcando a última equipe responsável por uma missão de pesquisa neste laboratório orbital.

A decolagem ocorreu em Cabo Canaveral, na Flórida, às 5h15 no horário local (7h15 em Brasília) a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, conforme vídeo divulgado pela agência espacial dos Estados Unidos. A tripulação deve chegar à ISS no sábado.

Os astronautas são a Sophie Adenot da França, os americanos Jessica Meir e Jack Hathaway, além do russo Andrey Fedyaev.

“Deixamos a Terra, mas a Terra não nos deixou. Quando vemos nosso planeta do espaço, fica claro que estamos todos conectados”, comentou Meir.

Os quatro novos membros substituirão a equipe que retornou ao planeta em janeiro, com um mês de antecedência, devido a uma evacuação médica inédita na história da estação.

A Nasa não divulgou detalhes sobre a emergência que motivou essa volta antecipada.

Desde então, a ISS, um laboratório orbital a 400 quilômetros da Terra, tem operado com uma tripulação mínima de três pessoas.

Os astronautas que partiram nesta sexta estarão entre os últimos a residir na estação espacial.

A ISS tem sido habitada continuamente por 25 anos, mas deve ser recolhida da órbita terrestre até 2030 e ser lançada em queda controlada em uma área remota do oceano Pacífico.

Entre os tripulantes atuais, Fedyaev é o único com experiência anterior na estação.

Ao longo de oito meses no espaço, eles conduzirão diversas pesquisas, incluindo estudos sobre os efeitos da microgravidade no corpo humano.

Meir, que possui formação em biologia marinha e experiência em estudos com animais em ambientes extremos, será a comandante da missão.

A ISS representa um símbolo de cooperação internacional mesmo em tempos de tensões políticas, servindo como um dos poucos locais de colaboração entre o Ocidente e a Rússia, mesmo após a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022.

Porém, a estação também enfrentou desafios diplomáticos. Em novembro último, o cosmonauta russo Oleg Artemyev, inicialmente escalado para a Crew-12, foi retirado inesperadamente da missão.

Informações independentes indicam que ele teria compartilhado dados confidenciais por meio do celular, o que motivou sua substituição.

A agência espacial russa Roscosmos informou apenas que Artemyev foi realocado para outra função. Seu lugar ficou com Fedyaev, que participou da Crew-6 em 2023.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados