Conecte Conosco

Mundo

Erdogan pede reconhecimento urgente do Estado da Palestina na ONU

Publicado

em

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, solicitou durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU que as nações reconheçam o Estado da Palestina com máxima urgência, denunciando os atos que classificou como genocídio realizados por Israel em Gaza.

“Não é possível chamar de guerra o que ocorre em Gaza, visto que de um lado está um Estado com um exército poderoso e do outro civis indefesos. Isso não é uma guerra contra o terrorismo, é genocídio”, afirmou Erdogan.

Focando na crise palestina, Erdogan mostrou imagens de civis na Faixa de Gaza carregando baldes vazios em busca de água e de uma criança visivelmente desnutrida, ressaltando que a população está sendo morta pela fome.

Ele comparou a situação a um evento terrível, semelhante ao holocausto, e mencionou que não apenas pessoas, mas também animais, árvores antigas, residências, bibliotecas, igrejas e edifícios históricos estão sendo destruídos. “O solo em Gaza está se tornando impróprio para a sobrevivência de seres humanos, animais e plantas”, declarou.

Erdogan acusou Israel de ampliar seus ataques para além de Gaza, atingindo países como Síria, Líbano e Irã, além de ameaçar a estabilidade na região do Oriente Médio e atacar negociadores no Catar. Ele também criticou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dizendo que ele não demonstra interesse em libertar os reféns palestinos.

Para o líder turco, é essencial que a ajuda humanitária chegue a Gaza e que um cessar-fogo seja estabelecido sem demora. Ele ainda enfatizou que todos que permanecem em silêncio diante do que acontece em Gaza estão sendo coniventes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados