Conecte Conosco

Mundo

Erdogan se felicita por desarmamento do PKK: “A Turquia venceu”

Publicado

em

“A Turquia venceu, 86 milhões de cidadãos venceram”, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, neste sábado (12), um dia após o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) iniciar o seu processo de desarmamento.

“Sabemos o que estamos fazendo, ninguém deve se preocupar, ter medo ou questionar. Tudo o que fazemos é pela Turquia, pelo nosso futuro e pela nossa independência”, acrescentou o presidente.

O Partido dos Trabalhadores do Curdistão, considerado um grupo terrorista pela Turquia e seus aliados ocidentais, iniciou o conflito armado contra Ancara em 1984, desejando criar um Estado curdo, num conflito que causou mais de 40.000 mortes.

Durante uma assembleia com membros de seu partido, o AKP, Erdogan lembrou que pelo menos 2.000 soldados turcos perderam a vida durante o confronto com a guerrilha.

Na sexta-feira, cerca de trinta combatentes curdos, incluindo homens, mulheres e quatro líderes, destruíram suas armas em uma cerimônia simbólica no norte do Iraque, próximo às bases da região autônoma do Curdistão.

Erdogan descreveu o momento como “um novo dia, uma nova página na história” do país, e anunciou a criação de uma comissão no Parlamento para continuar o processo de paz e avaliar os aspectos legais necessários.

Na sexta-feira, a copresidente do PKK, Bese Hozat, solicitou garantias que assegurem a segurança dos combatentes ao retornarem para a Turquia.

“Sem proteções legais e constitucionais, corremos o risco de sermos presos ou mortos”, afirmou ela à AFP.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados