Notícias Recentes
Erik Simões traz experiência em conciliação ao TRE-PE e entrega convite à Folha
O desembargador Erik de Sousa Dantas Simões visitou a Folha de Pernambuco nesta segunda-feira (9) para entregar o convite da posse solene para o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O magistrado foi eleito por aclamação pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em sessão realizada em setembro.
A cerimônia de posse ocorrerá no dia 23 de fevereiro, às 16h, na Sala de Sessões do TRE-PE, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
Durante a visita, Erik Simões foi recepcionado pelo presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; pela vice-presidente do jornal, Marina Costa; pelo diretor-executivo, Paulo Pugliesi; pelo diretor-operacional, José Américo Lopes Góis; pela editora-chefe da Folha, Leusa Santos; e pelo diretor corporativo do Grupo EQM, Eduardo Moraes.
Com vasta experiência em mediação e conciliação, o desembargador comentou que sua nova função no TRE-PE marca um novo capítulo em sua trajetória no Judiciário. “Eu digo pronto, fecho várias portas para abrir essa do TRE, que tenho certeza será um espaço onde poderemos contribuir com uma nova visão”, declarou.
Erik Simões atuou como coordenador geral da Conciliação do TJPE (Nupemec) desde maio de 2016 e presidiu recentemente o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), que integra os 27 tribunais de Justiça do país.
Ao recordar sua passagem pelo Nupemec, destacou os avanços estruturais dos últimos dez anos. “Quando começamos, existiam cerca de 30 unidades de conciliação no estado. Hoje, são aproximadamente 140, espalhadas por Pernambuco, oferecendo à população meios para resolver conflitos antes do processo judicial”, afirmou.
Ele ainda enfatizou que a vivência em mediação de conflitos será aplicada no âmbito eleitoral. “Sabemos que em eleições surgem desentendimentos. Após os resultados, os ânimos podem ficar exaltados, e queremos promover a resolução pacífica por meio da conciliação.”
Erik de Sousa Dantas Simões é desembargador do TJPE desde junho de 2012, graduado em Direito pela UFPE, com formação Magistral pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), tendo também atuado no Ministério Público de Pernambuco entre 1992 e 2012.
Ao final da visita, o desembargador recebeu das mãos de Eduardo de Queiroz Monteiro um exemplar do livro “Usina Cucaú: O Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável”, lançado em setembro de 2024.
Essa obra detalha a história de uma das maiores geradoras de empregos e renda do estado. Prestes a completar 135 anos, a Usina Cucaú está situada em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul, em uma região estratégica próxima ao Oceano Atlântico, com rios perenes e condições ideais para o cultivo da cana-de-açúcar, atividade presente há quase cinco séculos nessa área.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login