Conecte Conosco

Brasil

Escala 6×1 não afeta finanças, mas tarifa zero traz impacto, diz Haddad

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou nesta sexta-feira (6) a importância de cumprir as promessas de campanha de forma responsável e sustentável. Ele destacou a aprovação de projetos, como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil.

“Ouvi dizer: ‘Haddad é uma promessa, tem de cumprir e ponto’. Eu entendo, companheiro. Não é que não vá cumprir. Estou pedindo tempo para fazer da maneira correta (…) Quero trabalhar para que façamos algo sustentável. Peço tempo para fazer bem feito”, afirmou o ministro em evento em Salvador (BA), comemorando os 46 anos do PT.

Em tom eleitoral, Haddad garantiu que o grupo realizará a promessa da campanha de forma adequada, mas ressaltou que ainda está avaliando formas para viabilizar a tarifa zero no transporte público antes de incluir essa proposta no plano de governo.

“A escala 6×1 não gera impacto nas finanças públicas. No entanto, a tarifa zero tem efeito. Por isso, preciso desenvolver um programa consistente. Sem isso, terá que haver recuo. Mas, se for algo consistente e sustentável, como financiar o transporte público sem a tarifa?”, questionou o ministro da Fazenda.

Ele ainda acrescentou: “É possível? Sim. Precisamos desenhar isso. Renunciar à tarifa para financiar um serviço público não é simples. Estamos analisando cenários que definirão se essa proposta será incluída no plano do presidente.”

Haddad salientou que nenhuma medida da Fazenda foi criada para beneficiar grupos específicos, mas sim para garantir a sustentabilidade dos indicadores econômicos.

Compromisso com a saúde fiscal

Ele destacou que sempre defendeu a reorganização das contas públicas: “Seja na função pública ou no mercado financeiro, manterei a mesma posição, pois a credibilidade depende disso. Sempre apoiei, desde o início do governo, a recuperação das contas públicas.”

Críticas à gestão econômica anterior

Haddad também criticou a política econômica do governo Jair Bolsonaro (PL), afirmando que o Brasil não vive uma situação normal de alternância de poder devido às medidas adotadas anteriormente.

“Não estamos numa situação comum, com uma transição de poder alinhada a uma nova trajetória de bem-estar e enfrentamento dos problemas sociais”, destacou o ministro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados