Conecte Conosco

Mundo

Espanha anuncia ações para parar violência em Gaza

Publicado

em

O primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, declarou nesta segunda-feira um conjunto de medidas para impedir a violência em Gaza, incluindo um embargo de armas a Israel e a proibição para navios que levem combustível ao Exército israelense de atracarem em portos espanhóis.

O governo espanhol, conhecido por suas duras críticas à intervenção israelense em Gaza, decidiu avançar com nove iniciativas imediatas para frear a violência, responsabilizar os envolvidos e apoiar os palestinos, explicou Sánchez no Palácio da Moncloa, em Madri.

“Reconhecemos que essas ações não serão suficientes para parar a invasão ou as violações de direitos, mas esperamos que aumentem a pressão sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu governo, além de aliviar o sofrimento do povo palestino”, afirmou.

Entre as medidas adotadas está uma lei que formaliza o embargo de armas a Israel, vigente desde outubro de 2023, conforme detalhou Sánchez.

Será vedada a parada em portos espanhóis para navios transportando combustíveis destinados às Forças Armadas israelenses, assim como será proibida a entrada de aviões que levem material bélico a Israel no espaço aéreo espanhol.

Outras medidas incluem impedir a entrada no país de pessoas diretamente envolvidas nas ações violentas, barrar produtos oriundos de assentamentos ilegais em Gaza e na Cisjordânia, e restringir serviços consulares espanhóis para residentes desses locais.

Além disso, a Espanha aumentará sua assistência humanitária aos palestinos e à UNRWA, a agência da ONU para refugiados palestinos, completou o primeiro-ministro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados