Conecte Conosco

Centro-Oeste

Esplanada se prepara para desfile de Sete de Setembro

Publicado

em

A Esplanada dos Ministérios está em fase final de preparativos para o tradicional desfile cívico que acontece anualmente no feriado de 7 de Setembro, data que celebra a Independência do Brasil. O Governo do Distrito Federal (GDF) espera a presença de cerca de 30 mil pessoas no evento.

As arquibancadas para o público já estão quase finalizadas, restando apenas os últimos ajustes para que o local esteja pronto para o desfile. Duas faixas da via foram temporariamente fechadas para o descarregamento dos equipamentos necessários para a montagem da estrutura.

O desfile tem início às 9h do domingo, dia 7 de setembro, com acesso gratuito às arquibancadas a partir das 6h30. A programação inclui a participação das tropas das Forças Armadas e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades.

Temas do desfile

A celebração organizada pelo governo federal abordará três temas principais: “Brasil dos Brasileiros”, “COP30 e Novo PAC” e “Brasil do Futuro”.

Dicas para o trânsito durante o evento

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou medidas especiais para o trânsito e segurança na Esplanada dos Ministérios durante o desfile. O acesso ao local será restrito a partir das 17h do sábado, dia 6 de setembro. Na altura da Catedral Metropolitana, veículos serão desviados para a L2 Sul e a Via N1, próximo ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar. Às 23h do mesmo dia, haverá bloqueios adicionais próximos à Rodoviária do Plano Piloto.

Na madrugada de domingo, a via S2 estará fechada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria Geral da República (PGR). Essa área permitirá o trânsito somente de veículos blindados que participam do desfile. O comandante de Policiamento de Trânsito, coronel Edvã Sousa, orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas, como a S2 até o STF, onde haverá desvios para a S3 e N3.

Estacionamento e transporte

Os visitantes que optarem por ir de carro devem procurar os estacionamentos dos anexos dos ministérios, do Setor de Autarquias, Setor Bancário e Setor Comercial. O estacionamento atrás do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) será reservado para transportes por aplicativo e táxis. Ônibus que levam participantes do desfile poderão estacionar na Praça da Cidadania, ao lado do Teatro Nacional.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai intensificar a fiscalização para garantir que os veículos estacionem apenas em áreas permitidas.

Itens permitidos e proibidos

Serão instaladas revistas em pontos de acesso para garantir a segurança de todos. Objetos que possam representar risco, como aerossóis, fogos de artifício, garrafas de vidro, mastros de bandeira, armas brancas, objetos pontiagudos e réplicas de armas, não serão permitidos e serão recolhidos durante a revista.

É permitido levar alimentos como lanches, frutas, biscoitos e bebidas, desde que não estejam em embalagem de vidro. Chapéus, bonés, máscaras hospitalares e protetores solares em creme também são liberados.

Ao longo do local do evento, haverá pontos de hidratação e banheiros químicos. O transporte público será gratuito e o metrô funcionará a partir das 5h30 no dia do desfile.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados