Conecte Conosco

Notícias Recentes

Esqueletos e até simuladores de terremotos: aplicativo propõe passeio científico por Brasília

Publicado

em

Plataforma Ciência-Ação foi desenvolvida pela UnB em parceria com o governo do DF. Ferramenta sugere itinerário por 18 locais.

Planetário de Brasília, no Distrito Federal — Foto: Gabriela Berrogain/G1

Não há dúvida de que Brasília exibe um roteiro arquitetônico de tirar o fôlego. Os famosos monumentos de Oscar Niemeyer, os azulejos de Athos Bulcão e os jardins de Burle Marx integram o imaginário da capital do país. Mas a cidade de concreto também reserva um itinerário para além dos traços modernistas.

Pelo quadradinho, é possível fazer passeios que aliam o turismo ao conhecimento científico. Um aplicativo desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e o GDF, propõe um percurso por 18 locais que apresentam essa proposta.

Entre as opções sugeridas pelo Ciência-Ação, está o Laboratório de Anatomia Veterinária da UnB. No espaço, esqueletos e órgãos de animais vertebrados chamam a atenção dos visitantes. No roteiro, há a possibilidade de conhecer o Observatório Sismológico da instituição, com suas maquetes sobre o interior da Terra e simuladores de som de terremoto.

O Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Fazenda Água Limpa são outros dois pontos da universidade que podem ser explorados.

A ferramenta Ciência-Ação pode ser baixada gratuitamente em dispositivos Android. Ao acessar o aplicativo, o usuário vai encontrar um mapa sinalizando os roteiros. Os 18 locais são divididos em cinco categorias: espaço e terra; história e geografia; meio ambiente; museu; saúde.

Aplicativo Ciência-Ação propõe passeio científico por Brasília — Foto: Reprodução

Aplicativo Ciência-Ação propõe passeio científico por Brasília — Foto: Reprodução

“Em sua concepção, Brasília existe como cidade-modelo e cidade-museu. O aplicativo vai nessa direção, ao colocar em evidência elementos do nosso patrimônio científico-cultural”, disse o professor da Faculdade de Educação Gilberto Lacerda em material divulgado pela UnB. Lacerda coordena e é um dos idealizadores da plataforma.

O aplicativo é um desdobramento da versão impressa do Guia Turístico Científico de Brasília, lançado em 2016.

Como funciona?

Ao escolher o local de visitação, uma tela com informações gerais sobre o destino aparecerá –endereço, contatos e horário de funcionamento.

Além disso, há recursos para interagir com a ferramenta. O usuário consegue fazer o check-in no local que estiver visitando. Todos os ambientes propostos têm uma placa com um QR Code – código de barra que pode ser lido pela maioria dos celulares com câmera fotográfica.

Após o escaneamento, um texto com novas informações sobre o ambiente aparecerá. Há ainda a possibilidade de participar de um desafio de perguntas e respostas, com direito a pontuações.

Alunos na entrada do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB

Alunos na entrada do campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Secom/UnB

Quanto mais locais visitados e desafios acumulados, mais pontos o participante acumula. Para cada nível de evolução, o usuário recebe um selo científico.

“Isso é uma estratégia de gamificação, para motivar o usuário através do reconhecimento pessoal. Os selos têm nomes de cientistas brasileiros, justamente para divulgar que existem em nosso país pesquisadores importantes, pessoas que deixaram grandes contribuições através da ciência”, afirmou o mestre em educação Bruno Santos Ferreira. Ele também coordena e ajudou a desenvolver o projeto.

Outros destinos

Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília — Foto: Júnior Aragão/SECDF

Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília — Foto: Júnior Aragão/SECDF

Além dos espaços da UnB, o aplicativo propõe passeios por outros ambientes do DF. O Memorial dos Povos Indígenas, o Planetário e o Parque Nacional de Brasília constam entre as sugestões.

Fonte G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados