Conecte Conosco

Notícias Recentes

Esquerda exibe grande bandeira nacional em ato pela soberania

Publicado

em

Uma imensa bandeira do Brasil, do tipo frequentemente vista em estádios de futebol por torcidas organizadas, surpreendeu os aproximadamente 8,8 mil manifestantes presentes no evento promovido por partidos e grupos de esquerda na Praça da República, no centro de São Paulo.

O número de participantes foi estimado pelo “Monitor do debate político”, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) — liderado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, ambos da Universidade de São Paulo (USP) — em conjunto com a ONG More in Common.

Historicamente, tanto a bandeira do Brasil quanto as camisetas da Seleção Brasileira de futebol têm sido associadas a setores da direita e apoiadores do bolsonarismo, mas agora estão sendo recuperadas pela esquerda, que busca relacionar esses símbolos à soberania nacional.

A defesa da soberania foi um tema central na manifestação de 7 de setembro, organizada pela Frente Povo Sem Medo, que inclui o MST e o MTST, além de movimentos sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Estiveram presentes no ato o ministro do Trabalho no governo Lula, Luiz Marinho, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, além dos deputados federais Guilherme Boulos e Érika Hilton, ambos do PSOL.

Entre os manifestantes, alguns usavam camisetas amarelas ou carregavam bandeiras do Brasil. O deputado Guilherme Boulos chegou vestindo uma jaqueta preta do Corinthians, mas depois a retirou para revelar uma camiseta amarela por baixo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados