Conecte Conosco

Mundo

Estado palestino não é só um símbolo, afirma ministra da Autoridade Palestina

Publicado

em

O reconhecimento de um Estado palestino não é meramente simbólico, pois oferece uma perspectiva concreta para o futuro, declarou na segunda-feira (1º), em Roma, Varsen Aghabekian Shahin, ministra delegada das Relações Exteriores da Autoridade Palestina.

“Discutimos o reconhecimento desse Estado, e deixei claro que ele não é apenas simbólico. Esse reconhecimento oferece um olhar para o futuro”, afirmou à imprensa após reunião com o ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani.

“Isso indica que a solução de dois Estados continua sendo preservada, embora tenha sido enfraquecida por muito tempo. A mensagem é clara: a única saída é reconhecer um Estado palestino que coexista em paz e segurança com Israel”, ressaltou.

O governo da Itália acredita que o reconhecimento formal do Estado palestino só poderá acontecer após a sua efetiva criação.

“É difícil reconhecer oficialmente um Estado que ainda não existe; reconhecemos a Autoridade Nacional Palestina, com a qual mantemos uma relação de amizade verdadeira”, afirmou Tajani.

Em julho, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França irá reconhecer o Estado da Palestina durante a Assembleia Geral da ONU, prevista para acontecer de 9 a 23 de setembro em Nova York.

Mais de dez nações ocidentais têm incentivado outros países a seguirem o mesmo caminho de reconhecimento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados