Mundo
Estados Unidos cancelam visto de prefeito mexicano na fronteira
O prefeito da cidade mexicana de Nogales, que faz fronteira com os Estados Unidos, anunciou na quinta-feira (7) que teve seu visto americano revogado, conforme divulgado em suas redes sociais por meio de um vídeo.
Esta é a segunda vez que um político mexicano eleito tem seu visto cancelado desde maio, depois da governadora do estado de Baja California, Marina de Pilar Ávila, também fronteiriça com os EUA. Ambos pertencem ao partido governante Morena.
Em um vídeo, Juan Francisco Gim, prefeito de Nogales, no estado de Sonora, que faz divisa com os estados americanos do Arizona e Novo México, disse: “O governo dos Estados Unidos adotou uma medida em relação à minha situação migratória, a qual aceito”.
Reportagens investigativas no México e nos Estados Unidos sugerem que essa restrição do visto possa ser um alerta de Washington devido a possíveis ligações de autoridades mexicanas com organizações criminosas.
De acordo com a legislação americana, os registros de vistos de estrangeiros são protegidos e confidenciais, o que impede as autoridades de detalhar qualquer informação sobre esses casos.
Gim explicou que o cancelamento do seu visto é parte de “um procedimento administrativo” e que as autoridades americanas não fizeram nenhuma acusação formal contra ele.
Ele acrescentou que continua exercendo suas funções normalmente, participando inclusive de encontros binacionais focados em assuntos de segurança.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login