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'Estou pagando ar', diz moradora que tomou multa por consumo de água
Moradores da Zona Leste de São Paulo, que têm sofrido com rigorosos cortes no fornecimento de água, têm reclamado de pagar multa por aumento de consumo. Eles dizem ter feito, em vão, esforço para gastar menos água, como mostrou o Bom Dia Brasil.
Um especialista diz que falta d´água pode alterar leitura do hidrômetro, mas a Sabesp garante que a redução de pressão não afeta a medição dos hidrômetros.
A estudante Patrícia de Carvalho Silva contou que na casa dela o relógio do hidrômetro continua girando mesmo quando falta água.
“A gente toma banho menos de 5 minutos, eu lavo a minha roupa, só bato, enxaguo no tanque, louça junta de um dia para o outro.
Passo o pano na casa uma vez por semana. Não estou pagando a água. Estou pagando ar. Um absurdo”, afirmou a moradora cuja conta dobrou de valor.
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O professor de engenharia hidráulica Antonio Giansante, da Universidade Mackenzie, afirmou que o hidrômetro calcula o consumo pela velocidade com que a água passa pelo cano. Segundo ele, frequentes interrupções de fornecimento e redução de pressão podem gerar leituras erradas.
“Pode ser que tanto na hora que a pressão está diminuindo quanto na hora que ela está voltando que essa faixa confiável de medição seja ultrapassada para mais ou que ela fique abaixo do limite inferior. Você tem incerteza na leitura”, explicou.
Na casa da saladeira Josiane de Souza Silva, onde moram seis pessoas, os banhos são rápidos. A roupa só é lavada uma vez por semana e a água da máquina é reutilizada. Mesmo assim, a conta veio mais cara por causa da multa por excesso de consumo. “A gente procura economizar para vir menos e está vindo o contrário. Eu não sei o que fazer”, afirmou.
Pelas regras da Sabesp, quem gastou até 20% a mais em janeiro deste ano em relação à média de fevereiro de 2013 à de janeiro de 2014, vai pagar 40% de multa. Para quem gastou mais de 20%, a multa é de 100%.
A Sabesp disse que a redução de pressão não afeta a medição dos hidrômetros, que são projetados para registrar apenas o volume de água e não o ar. A companhia falou ainda que os aparelhos são certificados pelo Inmetro e passam por vários testes da própria companhia.
Sobre o aumento de consumo, a Sabesp disse que pode estar relacionado a problemas nas instalações internas da moradia. As pessoas podem solicitar a revisão da conta e pedir uma vistoria da área técnica da companhia.
Fonte: G1