Mundo
EU diz que o que acontece em Gaza é genocídio

Teresa Ribera, vice-presidente da Comissão Europeia e espanhola, declarou nesta quinta-feira (4) que a situação em Gaza pode ser definida como um “genocídio”. Ela também criticou os 27 países da União Europeia por não tomarem uma posição conjunta para impedir a situação.
Ela é a primeira autoridade do Executivo europeu a manifestar-se desta forma.
“O genocídio em Gaza mostra a incapacidade da Europa de agir de maneira unida, mesmo enquanto protestos acontecem em várias cidades europeias”, declarou Ribera durante uma palestra na Universidade Sciences Po Paris.
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas em Gaza, em 7 de outubro de 2023, os países da União Europeia têm tido opiniões divergentes. Alguns, como a Alemanha, apoiam o direito de Israel em se defender, desde que respeite as normas internacionais. Já outros, incluindo a Espanha, denunciam o que chamam de genocídio contra a população palestina em Gaza.
Essa falta de consenso tem impedido que a União Europeia tome alguma medida concreta sobre o conflito.
No fim de junho, a Comissão Europeia acusou Israel de violar um acordo que tem com a UE relacionado aos direitos humanos. Propôs então suspender parte dos fundos europeus destinados a startups israelenses. No entanto, essa proposta ainda não recebeu voto favorável dos países-membros, apesar das negociações que já duram semanas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login