Mundo
EUA alcançam menor número de migrantes interceptados na fronteira com México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrou em junho um novo recorde baixo de migrantes interceptados na fronteira com o México, totalizando 6.070 pessoas, segundo informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) nesta quarta-feira (2).
Desde sua posse em janeiro, Trump tem mantido uma postura dura na fronteira com o México, inclusive enviando pelo menos 1.500 militares para o local e adotando uma política migratória rigorosa.
Nos últimos meses do mandato do ex-presidente democrata Joe Biden, o número de entradas ilegais na fronteira já vinha diminuindo, mas a queda se intensificou com a volta de Trump ao governo.
Durante o mês, a patrulha de fronteira americana interceptou 6.070 migrantes que tentaram entrar sem visto, representando uma redução de 15% em relação a março, conforme comunicado oficial.
Para se ter uma ideia, nos dois primeiros dias de junho do ano passado, mais de 7 mil interceptações foram registradas.
No dia 28 de junho, os agentes interceptaram somente 137 migrantes na fronteira — o menor número em um único dia nos últimos 25 anos, destacou o DHS.
No âmbito nacional, a patrulha de fronteira também registrou o número mais baixo, com 8.039 pessoas. Segundo o Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), o total nacional foi de 25.243, incluindo entradas por mar e aeroportos, o que representa 12% a menos que o recorde anterior de fevereiro de 2025, também sob administração Trump.
Além disso, pelo segundo mês seguido, a patrulha não liberou nenhum imigrante em situação irregular, nem mesmo aqueles que solicitaram asilo.
“Os dados são claros”, afirmou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, em comunicado oficial. “Nossa mensagem está sendo clara para o mundo: a fronteira está fechada para quem desrespeita a lei.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login