Notícias Recentes
EUA alertam Europa para não usar medida econômica agressiva
O representante comercial dos Estados Unidos fez um alerta nesta terça-feira (20) aos países europeus para que evitem usar seu mecanismo de defesa econômica, conhecido como “bazuca comercial”, como resposta à ameaça de Donald Trump de assumir o controle da Groenlândia.
O presidente francês, Emmanuel Macron, sugeriu o uso desse recurso contra a pressão da União Europeia (UE) após Trump ameaçar impor tarifas de até 25% a oito nações europeias contrárias ao seu plano.
Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, declarou a jornalistas na cúpula de Davos que cada país age conforme seus interesses nacionais, mas ressaltou que o uso da “bazuca comercial” teria consequências e que não seria uma decisão prudente, ecoando o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, que mencionou o mesmo na segunda-feira.
A UE nunca utilizou essa ferramenta, que visa reagir a países que usam pressões econômicas, como tarifas, para influenciar decisões políticas. Alguns líderes europeus buscam diálogo com os Estados Unidos, enquanto outros defendem que a UE resista às ameaças relacionadas à Groenlândia, território autónomo da Dinamarca.
Desde que retornou ao governo, Donald Trump justificou seu interesse pela ilha, rica em minerais e recursos raros, alegando motivos de segurança nacional para impedir a influência da Rússia e da China no Ártico.
Oito países europeus manifestaram oposição firme a esse plano e realizaram uma missão de reconhecimento militar recentemente. Todos são membros da OTAN, incluindo o Reino Unido, Alemanha e França, as maiores economias do continente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login