Conecte Conosco

Mundo

EUA aliviam sanções contra a gigante russa do petróleo Lukoil

Publicado

em

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira, 4, a prorrogação da permissão para que postos de gasolina da marca Lukoil localizados fora da Rússia continuem operando, suspendendo assim algumas penalidades impostas à grande empresa russa de energia.

Essa decisão possibilita que os postos de gasolina Lukoil em países como os Estados Unidos continuem servindo seus clientes, enquanto impede que os recursos financeiros retornem à Rússia, que está sob rígidas sanções dos EUA e da União Europeia desde o começo da invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O Tesouro mencionou que a extensão dessa permissão visa mitigar os impactos negativos para consumidores e fornecedores envolvidos em transações comuns com postos de gasolina da Lukoil.

Essa medida revoga parcialmente as restrições adotadas em outubro pela administração do então presidente Donald Trump. As sanções contra as grandes petrolíferas russas Lukoil e Rosneft começaram a valer em 21 de novembro.

Essas penalidades – as mais severas impostas por Trump contra a Rússia em resposta à guerra na Ucrânia – levaram os principais compradores de petróleo russo a buscarem novos fornecedores rapidamente.

A flexibilização das penalizações à Lukoil acontece na mesma semana em que representantes da Casa Branca estiveram reunidos com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, buscando avançar em negociações para encerrar o conflito.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados