Mundo
EUA aplicam sanções a 4 empresas do setor petrolífero venezuelano
Os Estados Unidos implementaram sanções contra quatro companhias nesta quarta-feira (31) por suas atividades no setor de petróleo da Venezuela, intensificando os esforços do governo de Donald Trump para pressionar o presidente Nicolás Maduro.
As empresas Aries Global Investment Limited, Corniola Limited, Krape Myrtle Co Ltd e Winky International Limited foram adicionadas à lista do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês).
O Departamento do Tesouro norte-americano também bloqueou quatro navios-tanque: Della e Valiant (ambos registrados em Hong Kong), Nord Star (Panamá) e Rosalind (Guiné).
Essas embarcações, algumas delas parte da chamada frota invisível da Venezuela, continuam proporcionando recursos financeiros para apoiar o regime ilegítimo e narcoterrorista de Maduro, afirmou o Departamento do Tesouro em nota oficial.
“O Departamento do Tesouro continuará aplicando a campanha do presidente Trump para aumentar a pressão sobre o governo de Maduro“, declarou o secretário da pasta, Scott Bessent.
Na terça-feira, os Estados Unidos anunciaram sanções relacionadas ao comércio de drones do Irã com a Venezuela, incluindo dez indivíduos e organizações dos dois países por compra de drones iranianos, esforços para obter produtos químicos usados em mísseis balísticos e outras preocupações.
Maduro rejeita as acusações americanas de liderar o “Cartel de los Soles”, envolvido em narcotráfico. O governo venezuelano afirma que Washington busca derrubar sua administração e controlar as reservas petrolíferas nacionais.
Trump anunciou um bloqueio contra os navios sancionados que entram ou deixam o território venezuelano e enviou uma grande força naval dos EUA para a região.
Desde esse anúncio, as forças americanas têm realizado mais de 30 operações contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, resultando em mais de 100 mortes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login