Mundo
EUA aplicam sanções a Irã e Venezuela por comércio de drones
Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (30), uma nova rodada de sanções contra o Irã e a Venezuela, devido ao comércio de drones entre as duas nações. A ação faz parte de um esforço maior de Washington para aumentar a pressão sobre o governo venezuelano liderado por Nicolás Maduro.
O Departamento do Tesouro dos EUA sancionou dez pessoas e organizações da Venezuela e Irã envolvidas na aquisição de drones de design iraniano, além da tentativa de obtenção de substâncias químicas utilizadas na fabricação de mísseis balísticos.
John Hurley, vice-secretário de Terrorismo e Inteligência Financeira, declarou que o Tesouro está responsabilizando o Irã e a Venezuela pela propagação irresponsável de armamentos letais ao redor do mundo.
Em comunicado, Hurley reafirmou o compromisso dos EUA em bloquear o acesso do complexo militar-industrial iraniano ao sistema financeiro americano.
O Departamento do Tesouro ressaltou que os drones e o programa balístico dessas nações representam uma ameaça tanto aos Estados Unidos quanto aos seus aliados no Oriente Médio, além de afetarem negativamente o comércio no Mar Vermelho.
Dentre as entidades sancionadas está a Empresa Aeronáutica Nacional da Venezuela e seu presidente, José Jesús Urdaneta, acusados de adquirir drones iranianos.
Thomas Piggot, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou que o suporte contínuo fornecido pelo Irã em armamentos convencionais a Caracas representa um perigo aos interesses dos EUA na região.
Segundo Piggot, a empresa participou da venda de drones de combate avaliados em milhões de dólares.
Ele acrescentou que as designações feitas evidenciam a ativa promoção pelos iranianos de seus veículos aéreos não tripulados e a persistência na aquisição de materiais relacionados a mísseis, contrariando as sanções da ONU.
Na segunda-feira, Donald Trump revelou que os Estados Unidos realizaram um ataque contra um cais na Venezuela, usado supostamente para lanchas envolvidas com o narcotráfico, marcando a primeira ação terrestre da campanha militar americana contra o tráfico de drogas na América Latina.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login