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Economia

EUA aplicam tarifas elevadas sobre produtos marítimos e logísticos chineses

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O governo dos Estados Unidos anunciou uma nova série de tarifas que variam entre 100% e 150% sobre produtos originários da China, relacionados aos setores marítimo, logístico e de construção naval. O objetivo dessa medida é diminuir a dependência dos Estados Unidos em relação a fontes chinesas e reforçar a segurança econômica e das cadeias de suprimentos do país, conforme documento que será publicado no dia 16, quinta-feira, no Federal Register, o diário oficial americano.

Essas tarifas entrarão em vigor no dia 9 de novembro e abrangem uma vasta gama de equipamentos utilizados em portos e no transporte intermodal. Entre os itens afetados estão os guindastes “ship-to-shore” (STS), que são usados para descarregar contêineres de navios, além de chassis intermodais e suas partes, tais como trailers e semi-reboques empregados no transporte marítimo e ferroviário de cargas.

A tarifa também incide sobre equipamentos fabricados, montados ou que contenham componentes de origem chinesa, incluindo aqueles produzidos por empresas controladas ou significativamente influenciadas por cidadãos chineses.

Além disso, a forma de cálculo da taxa sobre navios estrangeiros transportadores de veículos foi alterada. Agora, o cálculo será baseado no peso líquido da carga, em vez do critério anterior que considerava o número de automóveis transportados.

O valor da tarifa foi estabelecido em US$ 46 por tonelada, com um limite máximo de cinco cobranças por embarcação por ano. Essa regra se aplica a navios construídos fora dos Estados Unidos, enquanto embarcações do governo americano e as inscritas no programa Maritime Security ficarão isentas até abril de 2029.

Segundo o United States Trade Representative (USTR), a imposição dessas tarifas de 100% sobre guindastes e chassis intermodais visa reforçar a posição dos EUA diante das práticas e políticas da China que estão sendo investigadas. A proposta prevê ainda tarifas adicionais que podem chegar a 150% sobre outros equipamentos portuários, como pórticos de pneus de borracha, guindastes sobre trilhos, empilhadeiras automáticas, reachstackers, straddle carriers, tratores de terminal e top loaders.

O documento também abre uma consulta pública até o dia 10 de novembro para possíveis ajustes nas tarifas. Guindastes STS contratados antes de 17 de abril de 2025, e entregues até 18 de abril de 2027, ficarão isentos da alíquota de 100%.

Além disso, o USTR revogou a possibilidade de suspender licenças para exportação de gás natural liquefeito (GNL), visando evitar interrupções temporárias no setor energético.

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