Mundo
“EUA apoiam totalmente Israel”, diz embaixadora americana na ONU
Linda Thomas-Greenfield deixou claro que o posicionamento do país é responsabilizar apenas o Irã pela escalada de tensão no Oriente Médio
A embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, deixou claro ao Conselho de Segurança do órgão, reunido em uma sessão de emergência dedicada à crescente tensão no Líbano, que o seu país apoia Israel “totalmente, totalmente, totalmente”.
A representante americana na ONU não dividiu a culpa pela escalada da tensão na região após uma série de ataques e represálias entre Irã e Israel, como fizeram outros membros do Conselho, e colocou a responsabilidade exclusivamente no Irã.
“Serei clara: o regime iraniano será responsabilizado por suas ações – e alertamos fortemente contra qualquer tentativa do Irã e de seus peões de agir contra os EUA – e por suas ações contra Israel”, declarou Thomas-Greenfield, além de frisar que o Conselho é chamado hoje para “condenar inequivocamente o ataque do Irã e exigir que ele cesse seu apoio ao terrorismo na região”.
Em nenhum momento ela criticou Israel, nem pediu moderação na eventual resposta contra o Irã.
“Que não haja dúvidas: os EUA continuarão apoiando o direito de Israel de se defender contra o Hezbollah, o Hamas, os houthis (no Iêmen) e qualquer outro terrorista apoiado pelo Irã”, acrescentou Thomas-Greenfield.
A diplomata só ressaltou que “a forma como Israel se defende importa” porque “deve tomar as medidas para minimizar os danos aos civis”.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login